domingo, 18 de março de 2018

E FOI-SE O TERCEIRO CENTENÁRIO

Inaugurando o obelisco  em  30/10/1937 (Arquivo Ubatuba histórico)
A  mesma praça, por volta de 1960  (Arquivo  Ubatuba histórico)



Obelisco hoje (Arquivo Ubatuba histórico)


               Relendo nesta manhã o memorial descritivo do Terceiro Centenário de Ubatuba, comemorado  em outubro de 1937, cuja publicação se deu no ano seguinte pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, fiquei imaginando o portentoso evento para a época, analisando os caminhos e descaminhos pelas décadas seguintes, sobretudo as feições feias que sobrepuseram nos logradouros e nas instituições que tinham por princípios o desenvolvimento da cidade. Mais adiante veremos outros detalhes. Por enquanto, vejamos apenas o programa previsto e ocorrido:

               O programa da festa

               Dia 28 de outubro:  - alvorada pelas bandas de música de salva de 21 tiros pelos navios de guerra; às 10 horas, missa campal, celebrada pelo bispo de Santos e prédica pelo bispo auxiliar de São Paulo; às 18 horas, solene “Te Deum”, oficiando o sr. Bispo auxiliar, por si e pelo sr. Arcebispo, com alocução e propósito.

               Dia 29 de outubro:  -  às 8 horas, excursão ao Horto Tropical e almoço ao ar livre; às 14 horas, inauguração da Inspetoria de Caça e Pesca; às 15 horas, inauguração do Clube do Trabalho; às 16 horas, inauguração da Exposição Regional, falando o sr. Edward Gabriel da Graça, presidente da Câmara, pela cidade, e o dr. Antônio Paulino de Almeida, pela população do litoral; às 17 horas, inauguração das novas placas da cidade; às 20 horas, espetáculo de gala no teatro local.

               Dia 30 de outubro:  -  às 9 horas, demonstração cívico-patriótico, no grupo escolar “Dr. Esteves da Silva”, com distribuição de lanches às crianças uniformizadas e inauguração de uma placa em homenagem ao grande educador ubatubano, dr. Tomaz Galhardo; às 11 horas, prosseguimento da inauguração das novas placas dos logradouros públicos; à 11 horas, prosseguimento da inauguração das novas placas dos logradouros públicos; à 14 horas, inauguração do obelisco comemorativo, no centro da praça Exaltação de Santa Cruz, discursando o dr. José Torres de Oliveira, pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, de que é presidente, e o prefeito da cidade, sr. Washington de Oliveira, agradecendo; às 16 horas, inauguração de uma placa, com efígie, em homenagem ao dr. Gastão Madeira, pioneiro da aviação aérea e filho de Ubatuba; às 20 horas, grande banquete oficial, oferecido, em nome do município, pelo presidente da Câmara; às 22 horas, baile de gala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário