quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A MAGIA DA VIDA ESCOLAR

Momentos (Arquivo JRS)


               Eu nasci na beira do mar, acostumado com tempo de sol e tempo de chuva determinando as atividades na roça e na pesca. “Somos caiçaras, gente simples sim senhor!”.  Porém, gente de fora foi chegando conforme as estradas foram se abrindo: turistas!
               O turismo trouxe, além da diversidade migratória e de muitas outras coisas, a preocupação com os estudos, a crença de que  com estudo as chances de ter uma vida melhor aumentam. Assim, nossos pais nos matricularam para ao menos sabermos o básico:  ler, escrever e fazer contas.
               Tal como os nossos pais e avós, ainda lemos os sinais da natureza que estão em nosso entorno. Mas a leitura dos livros ultrapassa em muito esse nosso dom, essa nossa herança cultural! É por isso que me regozijo com a juventude que leva a sério os estudos. É por isso que não me canso de elogiar a minha filha, o meu filho, as minhas sobrinhas e os meus sobrinhos que tantas alegrias nos dão em seus esforços escolares!

               Por esses dias, em 15 de dezembro, foi a vez do Estevan ultrapassar mais um marco na vida escolar. A turma dele se destacou pela amizade que construiu.  Senti isso em muitos momentos nesses anos todos, e, também quando, após a cerimônia, três famílias se reuniram numa só mesa, num restaurante, para verem seus filhos se confraternizarem mais uma vez.  Agora eles e elas se separam em busca de suas particularidades, de suas preferências profissionais. Certo é que muitos laços de amizade serão duradouros. “Eu acho é pouco!”

2 comentários: