quinta-feira, 24 de agosto de 2017

UM ANEL, UMA HISTÓRIA


                Não tem muito tempo que, nas areias da praia do Perequê-açu, em Ubatuba, o meu filho, cavando um pequeno buraco, encontrou um lindo anel de cobre. Também não demorou muito tempo para perdê-lo. Era bonito, com gravações de motivos egípcios. Esse fato –ter encontrado um anel - é que me fez recordar de outra situação que envolve um anel. O personagem principal é Luizinho, um pedreiro, morador em barraco de obra, em outros tempos, no Perequê-mirim.  O apelido dele no trecho era “Diabo Loiro”. Pela vida sofrida, pela idade que já tinha naquele tempo, por tanto padecimento que o pobre passa, eu desconfio que o Luizinho nem viva mais. O importante é que, em minha memória, ele continua presente. Dele escutei a seguinte história que nunca esquecerei:

                “O que vou contar agora para você, Zezinho, escutei da minha finada mãe quando eu era jovem ainda. Trata-se de um fato que aconteceu com o meu avô. Ainda bem novo, ele se apaixonou por uma moça lá na cidade onde nasceu, no Ceará. Era apaixonado, mas não tinha coragem de se declarar a ela, de dizer  o quanto se sentia atraído para um compromisso sério.  Até comprou um anel como sinal de disposição em se casar, caso a moça o aceitasse. Passaram-se meses apenas em ensaios, pensando num jeito de revelar seus sentimentos, mas só continuaram na amizade, ambos transbordando em timidez.
                O tempo foi passando até que, num belo dia, ele soube que a sua amada estava na estação para embarcar no ônibus e ir para uma cidade bem longe, num outro estado. Meu avô largou o que estava fazendo, pegou o anel e saiu numa carreira para o local, como uma  questão de vida ou morte. Chegou tarde. A partir disso caiu em profunda solidão, sobretudo depois de um mês, quando recebeu a notícia de que a sua amada tinha morrido num acidente, foi atropelada por um carro na cidade grande. Aí foi que as coisas pioraram.
                Levou muito tempo para o meu avô aceitar a situação e refazer os rumos da sua vida. Casou, teve filhos e netos, ficou viúvo. Faz certo tempo que ele também já faleceu. Agora, preste mais atenção, Zezinho: um pouco antes de morrer, ele chamou a minha mãe, deu-lhe um anel e contou a sua história. A minha saudosa mãe ficou tão emocionada! Ela nunca poderia nem imaginar aquilo tudo que o pai guardava por tanto tempo. Ela, coitada, até chorou junto com o meu avô! Por fim, o vovô recomendou que ela guardasse aquele anel e desse ao próximo filho que estava para nascer, ao seu neto. Eu sou a criança que nasceu;  fui eu quem herdei o anel do vovô”.

                Em seguida, o Luizinho abriu a mão cheia de calos, rachada pela argamassa, mostrando o anel. Me presenteou: “Agora ele é seu, Zezinho. Quero que você aceite este anel porque eu não tenho mais ninguém por mim neste mundo”. Eu me emocionei diante daquela figura que tantos não hesitavam em chamar de “Esponja”, “Traça pernas”, “Desaprumado” etc. Mesmo meio sem jeito, guardei o anel. A vida deu voltas, cada um foi pegando seus desvios, fazendo novas rotas. O Luizinho se foi, o anel continua comigo, aos meus cuidados. “O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais do que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais do que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro”. (Leonardo Boff).  A minha preciosidade, “Joia do Luizinho”, permanece atada na cabeceira da minha cama desde aquele tempo de adolescente, quando eu era balconista no Bar Orly (Bar do Severino), no Perequê-mirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário