domingo, 27 de agosto de 2017

ALMA DE CAIÇARA

Eu e o primo João (Arquivo JRS)

                   Hoje acordei com uma certeza:

               REPARTIR IDEIAS É RECOMPOR SONHOS.

               Prosear com as pessoas, sobretudo as mais próximas, é muito prazeroso! Ontem, eu e a mana Ana conseguimos promover o reencontro de Dona Gertrudes e comadre Luzita, depois de quase setenta anos sem se verem. Duas valorosas caiçaras! Outro dia foi com o primo João Barreto escutando suas histórias, suas memórias e suas declamações de seus próprios poemas apaixonados pela nossa terra. São palavras de acalanto, que trazem denúncias e cultivam sonhos bonitos, precisando de mais gente para sonhar juntos, em mutirão. Escutando a minha gente, eu sigo alinhavando a minha colcha de retalhos. Tá ficando uma beleza!
               Eis o conteúdo de algumas estrofes do nosso querido João:

               Mas hoje o progresso chegou,
              Tudo mudou de repente
               Que até a nossa gente
               Resolveu também mudar.

               Mudaram a pesca,
               Mudaram as festas,
               Poluíram nossos rios,
               Cortaram nossas florestas
               E sujaram nosso mar.

               Veja a praia do Itaguá,
               Cartão postal da cidade,
               Veja que barbaridade
               O que fizeram por lá!
               É de cortar o coração,
               De ver que toda essa beleza
               Um dia possa se acabar.

Em tempo: a referência na última estrofe se deve ao estrago que está acontecendo com despejo de esgoto através dos três rios que desembocam na baía de Ubatuba, acabando com a balneabilidade nas praias do Cruzeiro, Itaguá e Acaraú. "Não é essa a natureza que eu quis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário