terça-feira, 6 de janeiro de 2015

ENCONTRO DAS FOLIAS

Mestre Dito Fernandes, o Homenageado dos Reis (Arquivo Júlio Mendes)

     Está na tradição da cidade de Ubatuba, assim como por todo o Brasil, a devoção aos Santos Reis, O nosso grande incentivador, na atualidade, é o jovem caiçara Rogério Estevenel. Foi quem conduziu o evento na Igreja Matriz. Dele é o texto abaixo:

        “Hoje, dia 06 de janeiro, é Dia dos Santos Reis. Aqui em Ubatuba se preserva a tradição das Folias de Reis que peregrinaram durante o mês de dezembro nas casas entre as praias e sertões. Finalizaram suas cantorias no tradicional Encontro de Folias da Igreja Matriz.

       É uma dádiva de Deus, diante do turismo, uma cidade manter suas tradições. Contudo, vários grupos estão necessitando de apoio das autoridades constituídas, pois diante do exposto em breve poderemos perder estas preciosidades da cultura popular.

     Comunidades, Paróquias (clero), Prefeitura, Câmara e Fundart – também é de vocês a responsabilidade de manter fortalecidos os grupos de cultura tradicional de nossa cidade”.



       Eu fui prestigiar o evento. Foi muito legal reencontrar com saúde e alegres as pessoas queridas, em especial o meu querido Tio Neco, a Ana Arcele, a Dona Vanilda e o Vitor Alexandre! Muitas outras deixaram um vazio por suas ausências! Eu esperava encontrar pessoas queridas da Praia do Sapê, do Sertão da Quina... Em vão busquei o amigo Hélio Chinelato, que está em Ubatuba por estes dias. Também senti a falta do Grupo Cantamar, do amigo Júlio e do pessoal da Aninha Fernandes que também percorreu casas nesse período.

    Aproximadamente nove grupos ainda se mantém, não perdem a ocasião para possibilitar um espetáculo singular, de longa tradição. Porém, apenas três se apresentaram na Igreja Matriz: o do Centro, da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, sob o comando do Beto, o do Itaguá e o dos Mineiros de Ladainha, do bairro da Bela Vista. Lamentamos os fatores que provocaram a ausência dos demais grupos. Creio que o recado do Rogério foi dado e requer o empenho de todos. Afinal, além da devoção, também pode se tornar um evento que atrai turistas. 

      O turismo cultural pode e deve ser melhor trabalhado em nosso município. Não podemos nos esquecer do saudoso Ney Martins que foi o grande incentivador nessa direção. Agora... 

        Valeu, Rogério! Valeu foliões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário