quarta-feira, 8 de outubro de 2014

IGREJA DOS NEGROS

Quem foi o artista que, em 1982, produziu essa obra de arte?

O Velho Silvério, o saudoso Sabá, era negro mesmo! A mamãe usava o termo de “negro fechado” para indicar o indivíduo de pele bem preta. Desse negro eu escutei, pela primeira vez, o seguinte:

“Hoje eu tô aqui vendendo o meu peixinho, criando honestamente a minha família, seguindo a religião católica... Mas nem sempre foi assim! O meu finado tio Nicolino contava que, até bem pouco tempo, a nossa gente sofria demais. Eram do eito, escravos. Não tinha fazendeiro que não usasse os pretos como burro de carga, só dando comida e ensinando os costumes dele para os coitados. Até religião de preto era coisa que não prestava. Desse modo tivemos que aprender aquilo que ensinavam os padres. Fomos batizados e passamos a ser católicos.

Em Ubatuba só existia uma igreja, no centro da cidade, mas não era essa atual. [Era na Rua Conceição, numa área que abrangia o Ateneu Ubatubense e antiga Câmara Municipal]. Os escravos, todos os pretos, não podiam entrar nela e nem na nova que depois foi construída. O que acontecia era acompanhar os seus donos, mas nem pensar em entrar no templo. Só que a negralhada já tinha ficado dependente dos ensinamentos da religião dos brancos e queriam de qualquer modo poder entrar na igreja. Também havia branco piedoso que não se conformava em ver a minha gente sem lugar decente para a devoção. Como fazer isso se o costume religioso dizia que os dois –branco e preto – não podiam se misturar? Para encurtar a conversa,  porque eu não sei os detalhes, acharam a solução: construir uma igreja para os pretos. ‘Era pequena, mas era bonitinha’ dizia a mamãe. Ficava também no centro da cidade, mais perto do rio [Grande]. Hoje não existe mais. Nem eu conheci essa igreja em pé. Hoje, no lugar dela há uma praça [Nossa Senhora da Paz de Iperoig]. É no caminho para a Rampa [área do mercado de peixe], quase chegando no Sobrado do Porto [Casarão da Fundart]. No começo do século [XX], a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, mais conhecida por Igreja dos Pretos, foi demolida. Dizem que parte do altar dela foi levado para compor aquele bonito altar da Matriz [Exaltação da Santa Cruz]. Depois disso, preto e branco puderam frequentar o mesmo lugar sagrado”.  

Ah! Que saudade do Velho Sabá!

Um comentário: