quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os amigos do Lázaro



             







           

Esta é uma imagem da praia do Lázaro (canto esquerdo), com destaque à Baía da Fortaleza. Ela é de 1986. Na foto menor aparece a amiga Marga e a gatinha Chilimbibica. Ao contemplá-las, penso nos muitos amigos, especialmente na Emília e no Jorge. A nossa amizade vem do tempo da escola, quando viajávamos todos os dias para estudar no centro da cidade. Todas as vezes que nos encontramos a prosa vai longe, mas o sentimento ao final é que ainda não pusemos os assuntos em dia.
             A casa deles, desde do tempo de solteirice, sob o comando do seo Dito e da dona Maria, é um espaço muito acolhedor. Mais parece uma pousada: tem um vasto quintal, muitas árvores frutíferas e pássaros que não deixam o comedouro.
             A varanda, desde aquele tempo (década de 1970), continua com a mesma grande mesa onde nos encontravámos para os trabalhos escolares. Naquelas ocasiões, além das inevitáveis tarefas, escutávamos as histórias do seo Dito e saboreávamos os inigualáveis doces da dona Maria. As horas voavam: de repente eu voltava para o Perequê-mirim, o Narciso e o Claudinho seguiam para o Saco da Ribeira, a Angela, o Avedis, a Esmeralda, a Ana Silvia e outros embarcavam para o centro e Perequê-açu. Emilia e Margarete nos acompanhavam até o ponto de ônibus.
             Mais gostoso do que recordar, só mesmo reencontrando as amigos de tantos anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário